Fenômeno unboxing trouxe inovação ao setor de embalagem

Começou com força nos Estados Unidos. Rapidamente está ganhando o mundo e, consequentemente, novos consumidores. Falamos dessa vez do fenômeno unboxing – um termo em inglês que se refere ao ato de desembalar novos produtos. Neste momento, o canal no YouTube chamado unboxing é sucesso entre as crianças brasileiras. Seu conteúdo é constituído por vídeos de crianças e adultos desembrulhando brinquedos, chocolates, etc.  

Nos Estados Unidos há canais com unboxing que já somam bilhões de views, como o FunToyzCollector (antes chamado DisneyCollectorBR), e que tem 10 bilhões de visualizações e 6,8 milhões de seguidores. Dá para notar a força de vendas de um canal como esse?

Ao analisarmos com atenção o fenômeno unboxing podemos, sim, dizer que falamos de uma volta ao passado. Faça um exercício de memória para relembrar que aquela caixa, embrulhada com tanto carinho pelo responsável pelo presente, fez a sua imaginação correr solta? O prazer de abrir, explorar o conteúdo e depois entrar em contato com presente sem si sempre estarão na memória de qualquer adulto. Ou de qualquer criança que se tornou adulto. Afinal, o melhor da festa muitas vezes é esperar por ela.

Para explicar um pouco sobre esse lance de unboxing, vamos pegar como exemplo o livro “A Lógica do Consumo”, escrito pelo pesquisador dinamarquês Martin Lindstrom. O escritor relaciona o unboxing aos chamados neurônios-espelhos – um neurônio que é ativado ao ver alguém fazendo algo da mesma forma que seria se a pessoa efetivamente estivesse fazendo essa tarefa.

A conclusão é que um fanático por tecnologia fica tão feliz ao ver um vídeo com alguém abrindo um iPhone como se ele mesmo estivesse com o produto em mãos. Simples assim!

De uma maneira geral, e trazendo o fenômeno para a nossa realidade corporativa, a pauta principal é embalagem. O tema unboxing gravita pelo setor. Fica cada vez mais evidente que as embalagens têm o poder de movimentar o mundo. Seja unboxer você também! 

A Ápice, que há mais de 40 anos investe em modernas ferramentas de impressão para atender com excelência a demanda de embalagens, entende que proporcionar experiência de consumo positiva passa necessariamente pela apresentação inicial.

E a embalagem, proveniente da compra via e-commerce ou loja física, é a construtora da sensação memorável. Além de acondicionar corretamente o produto, a embalagem faz com que o consumidor sinta a relação de pertencimento com a marca.

Não basta ter, é preciso surpreender pois vivemos a era das opções. Os consumidores têm algumas centenas de milhares de alternativas de compra. Logo, as empresas não podem se dar ao luxo de perder qualquer tentativa de contato e ampliar a fidelidade junto ao seu público.

Sendo assim, e de acordo com a tendência do mercado de embalagem, a Ápice está muito bem preparada para produzir com tecnologia e inovação.

Contando com um dos parques gráficos mais modernos das América Latina, a Ápice investe constantemente em equipamentos e pessoas. Nossa gráfica está sempre pronta para produzir com velocidade, qualidade e recursos de acabamento que diferenciam a embalagem. Seja no PDV ou via e-commerce.

Aproveite o momento unboxing e mostre ao seu cliente novas embalagens.

Afinal para a Ápice sempre é possível enobrecer e agregar valor. Basta querer!

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