Embalar para comemorar o sucesso

Vamos falar sobre algumas tendências emergentes que ajudarão a decifrar o comportamento do consumidor e o seu poderoso processo de decisão de compra.

É hora de pegar carona com o relatório recente da Euromonitor Internacional, empresa de pesquisa global, que apontou alguns caminhos que norteiam o comportamento do consumidor em 2021.

Aparece no relatório o tema “Reconstruir Melhor”. Isso significa que é fundamental construir um futuro melhor. As responsabilidades ambiental e social não podem ser postergadas.  

Com o sucesso da vacina (assim seja!) os consumidores voltam às ruas e em busca de novas experiências de compra. Coloque então a inovação em atividade e atenda o novo apetite de consumo gerado pelo longo período de isolamento. 

Aliás, o isolamento, detectou o estudo da Euromonitor, indica que as empresas precisam integrar processos virtuais nos espaços físicos e manter as ofertas virtuais nos lares. O lado bom desse movimento é que há chances para o departamento de Marketing reconstruir canais de comunicação que combatem a desinformação.

Trazendo estas tendências para o setor alimentício, fica mais simples notar  que há grandes oportunidades para a produção de embalagens. 

A sustentabilidade vem em primeiro plano, é claro! O jeito como as marcas embalam seus produtos é analisado de perto pelos diferentes perfis de consumidores.

Embalagens sem plástico, por exemplo, estão conquistando diariamente novos públicos. Por sua vez, as produzidas em papelcartão ampliam a experiência de compra e contribuem com o planeta. Afinal são matérias-primas de fontes renováveis, portanto sustentáveis.

Outro caminho é desenvolver embalagens inteligentes que interagem com os clientes por meio de mídias sociais, jogos online e informações aprofundadas sobre o produto e a própria companhia que fabrica.

A personalização é importante também. Há algum tempo, a Coca-Cola divulgou a campanha “Compartilhe uma Coca-Cola” convidando os clientes a personalizarem suas garrafas adicionando o nome da pessoa com quem compartilhavam a bebida. Foi um sucesso, ampliou as vendas e reverberou pelas redes sociais.

Outro indicador de sucesso é investir em embalagens que evocam emoções e sentimentos positivos. Revelar o produto é outra iniciativa que tende a se destacar. Mostrar o conteúdo transmite segurança. O cliente compra aquilo que enxerga. Sem mais. Muito menos, menos. 

Investir na produção de embalagem premium é outra tendência que chama a atenção das grandes marcas. De acordo com a pesquisa do The Paperworker  52% dos consumidores dizem que comprariam mais vezes caso recebessem produtos em embalagens premium. O estudo mostrou ainda que 90% dos consumidores reutilizam as embalagens após a compra e 40% compartilham uma foto da embalagem.

Com tantos desafios pela frente e previsões otimistas para reaquecer a economia, o cenário atual mostra que a empresa que propuser soluções inovadoras, especialmente com produtos e serviços acessíveis, está no trajeto do sucesso. 

E a embalagem é a porta de entrada para conquistar novos consumidores.  Com a embalagem certa, o seu produto decola.


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