Embalagem é uma beleza

Por meio da música Receita de Mulher, Vinicius de Moraes imortalizou a frase: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.  Até parece que o poetinha, como era carinhosamente chamado pelos mais íntimos, falava diretamente para o setor de embalagens.

Sim, caro leitor (a), a embalagem feia não tem vida fácil. Seu destino é ficar estacionada nas gôndolas, preenchendo espaços e tomando lugar importante no PDV.  Afinal, os consumidores são movidos pela estética. A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) realizou, alguns anos atrás, um workshop com os maiores especialistas brasileiros para estudar em detalhes o valor da embalagem. A conclusão do encontro: valor para o consumidor é aquilo que ele percebe.

Com a grande quantidade de informação em mãos, foi possível gerar o documento intitulado “Diretrizes Estratégicas para a Indústria de Embalagem”. Nele há uma lista com os atributos pelos quais o consumidor percebe valor na embalagem.

São eles:

Beleza e estética

A embalagem deve ser atraente e chamativa, ter visual agradável e ser informativa.

Conveniência e praticidade

A embalagem deve proporcionar rapidez no uso e agilidade, conforto, despreocupação e segurança, facilidade de transporte, armazenamento, conservação e manuseio e ter formato anatômico.

Segmentação clara

A embalagem deve evidenciar as diferenças entre formatos, tamanhos e tipos, atender as necessidades especificas e permitir a compreensão imediata da função e dos atributos diferenciais do produto.

Vamos combinar que está bem claro que o valor percebido pelo consumidor recai diretamente – e indiretamente – sobre a embalagem. Segundo a pesquisa realizada no Brasil por Two Sides, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para 41,75%, é frequente.

Ainda de acordo com o estudo, as características das embalagens que mais influenciam as compras são sua capacidade de proteger o produto na opinião de 64% dos entrevistados e as informações que elas trazem, segundo 52% dos participantes. A facilidade de abertura ou fechamento é outro ponto relevante para 47% dos entrevistados. O tamanho das embalagens assim como sua aparência e a matéria-prima utilizada em sua confecção também são fatores importantes que atraem os consumidores no momento da compra.

É importante notar que o cenário para embalagens anda positivo e com tendência de evolução. O Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mostrou que em novembro de 2019 os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 3,76%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já o levantamento Consumer Thermometer, da Kantar, revelou aumento de 5,1% no volume de bens de consumo massivo comprados nos três últimos meses terminados em novembro (setembro a novembro), em relação ao trimestre anterior. A frequência com que os brasileiros levaram produtos para casa também cresceu 1,5% e a quantidade de unidades colocadas nas sacolas teve performance positiva de 3,5%.

Entre as categorias, a de bebidas foi a que mais se destacou positivamente, com 5,1% de crescimento. Nesse período, água mineral, cerveja e água de coco saíram mais rápido das prateleiras dos supermercados. Vale destacar que o setor de embalagens, que registrou crescimento na ordem de 1,1% ao ano entre 2014 e 2018, deve avançar 1,6% até 2024 de acordo com a ABRE.

Para atender as necessidades de diferenciação da sua próxima campanha, a Ápice conta com uma equipe de atendimento especializada e linhas prontas para produzir embalagens diferenciadas. As áreas de acabamento da gráfica estão preparadas para aplicação de verniz UV, hot stamping, braille, relevos, entre outros.

A tradicional pontualidade no prazo de entrega é outro diferencial da Ápice que produz as embalagens nos melhores equipamentos e não abre mão de praticar a responsabilidade socioambiental em suas atividades.

Chegou a hora de surpreender e encantar diferentes perfis de consumidores. Traga a sua campanha para a Ápice e perceba que na produção de embalagem a beleza conquista.   

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