Todos os produtos alimentícios lançados no Brasil a partir de outubro do ano passado devem ter rotulagem nutricional frontal, que se trata de um símbolo informativo no painel da frente da embalagem. Os itens que já estavam disponíveis no mercado antes da data determinada terão de um a três anos para a adequação. Isso é o que pede a nova Lei que entrou em vigor no final de 2022 e que foi considerada pela Anvisa como a maior inovação nas regras de rotulagem. O objetivo é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
O símbolo em questão tem um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na parte superior frontal da embalagem, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar.
Segundo um estudo realizado pela Kantar, a nova regra deve levar a uma mudança no comportamento de consumo de alimentos e bebidas no Brasil, assim como aconteceu em outros países da América Latina. Em um curto espaço de tempo, dos consumidores que começaram a olhar para os produtos com os novos rótulos, 50% dos chilenos e 29% dos equatorianos mudaram seus hábitos, abandonando ou diminuindo a frequência de aquisição de açúcares, sódio e produtos muito calóricos.
Dados da mesma pesquisa mostram que 1/3 dos latinos estão altamente preocupados com sua saúde e vêm fazendo mudanças nos hábitos nutricionais, e 66% deles leem os rótulos dos produtos alimentícios. E os países com maiores níveis socioeconômicos foram os que mais fizeram essas mudanças.
A Kantar avalia que, com a mudança, será crucial verificar se as marcas não irão perder visibilidade nas prateleiras. Além disso, será gerada uma grande oportunidade para os produtos se posicionarem como “vida saudável” e reverem suas tabelas nutricionais.
Fonte: AD Comunicação e CNN
Comentários
Sem comentários