Segundo o relatório Tendências Globais de Consumo 2022 da Mintel, os consumidores estão buscando marcas não apenas para suavizar seus impactos ambientais, mas também para garantir que suas práticas não contribuem para tornar uma situação ruim ainda pior. Pensando nisso, uma grande parte das iniciativas de empresas e entidades governamentais para diminuir a produção e o descarte de plástico acontece através do Ecodesign (também conhecido como design sustentável, design verde, eco friendly design e suas variações).
O termo surgiu nos anos 90 e se refere ao método de projetar produtos industriais e embalagens com pouco impacto no meio ambiente e adaptados ao uso consciente dos recursos naturais, sem alterar sua funcionalidade.
O conceito de ecodesign aplicado para o design de embalagem está baseado nos três R’s da sustentabilidade:
- Reduzir o mix de materiais;
- Reutilizar usando a criatividade para dar um novo uso para embalagens;
- Reciclar transformando produtos já utilizados em um novo produto através de um processo químico ou físico.
Aproveitar fontes alternativas de energia e produzir sem excessos são algumas das abordagens do Ecodesign.
Uma empresa que já vem investindo há alguns anos em embalagens mais sustentáveis com o apoio do Ecodesign é a Coca-Cola, que até 2030, pretende que 100% de suas embalagens sejam recicladas globalmente. A empresa desenvolveu uma “garrafa retornável universal”, lançada em 2018, que funciona para várias de suas bebidas e é mais fácil de ser separada para reciclagem.
Para a marca, a aposta para reduzir o descarte de plástico não está somente no design, mas também no resgate de embalagens retornáveis. O desafio é estimular o consumidor a mudar seu hábito novamente, uma vez que foi acostumado com produtos descartáveis desde o final dos anos 80.
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