Você sabia que atualmente um terço do lixo doméstico no mundo todo é composto por embalagens? Se analisarmos o Brasil individualmente, este número corresponde a um quinto (o que já é muita coisa!). Este volume ajuda a superlotar os aterros e os CTRs. Isso quando os resíduos seguem de fato para o depósito de lixo.
Todo esse lixo proveniente de embalagens representa um grande perigo para o meio ambiente. Este tipo de resíduo possui inclusive uma legislação própria, que estabelece as responsabilidades e os princípios de gestão associados a eles, os resíduos de embalagens.
A produção de embalagens envolve o gasto de energia e de matérias primas. É preciso pensar as embalagens de forma sustentável desde o começo do planejamento do processo de produção. Já no planejamento, é importante considerar as questões ambientais desde a escolha da matéria prima, por exemplo investindo em embalagens de papel-cartão, que são mais sustentáveis.
Segundo dados divulgados pela Markets and Markets, o mercado global de embalagens plásticas sustentáveis deve passar a investir de US $89 bilhões, estimativa de 2020, para aproximadamente US $117,3 bilhões em 2025. Este número equivale a uma Taxa Composta Anual de Crescimento de 5,6% no período. Mesmo assim, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis ainda é um desafio para o setor de embalagens. É preciso que sejam criadas políticas de conscientização em todos os níveis, envolvendo empresas e cidadãos, programas de pesquisas em tecnologia de transformação e reciclagem de materiais, sobretudo no que diz respeito à utilização de plásticos biodegradáveis para confecção das embalagens.
Para empresas, uma boa alternativa é conhecer e investir no Eco Design, que é a criação de produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, transporte e reciclagem. Empresas como a Coca-Cola, P&G, Starbucks, AccorHotels, Omo e McDonald’s já começaram a investir neste conceito.
Vale ressaltar que a sustentabilidade tem se reafirmado diariamente como tendência e a sociedade está cada vez mais preocupada com as consequências de seu consumo, o que dá esperanças para o futuro do mercado de embalagens. Segundo a empresa de Pesquisa de Mercado Nielsen, cerca de 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.
Cabe agora às empresas inovarem em seus produtos e alavancar os benefícios das embalagens sustentáveis e aos consumidores a reverem seus hábitos, priorizando o consumo consciente e investindo em produtos eco friendly.
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