As maiores tendências de embalagem no mundo pós pandemia

  • Publicado em 14 de abril de 2023
  • Comentários: 0
As maiores tendências de embalagem no mundo pós pandemia

O mercado de design de embalagens precisou se adaptar às transformações provenientes do novo contexto social causado pela pandemia do coronavírus. Segundo a APTA, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, existem alguns reflexos da pandemia que permanecem até hoje nas questões relativas à sustentabilidade e tendências no setor de embalagens. A principal gira em torno de ajustar o design de embalagens para alimentos e demais bens de consumo não duráveis.

Com isso em mente, algumas tendências apareceram no setor de embalagens e impactam diretamente o mercado. A Smurfit Kappa separou algumas das principais:

1 – Embalagens com Proteção Sanitária
Essa já era uma grande preocupação do mercado, pelo menos do setor alimentício, desde antes da pandemia do COVID-19, mas, certamente os cuidados foram redobrados para garantir ainda mais segurança para quem produz e também para quem consome.

2 – Redesign de embalagens ON THE GO
Neste modelo, o alimento é manipulado e consumido diretamente na embalagem. As preocupações sanitárias fez com que embalagens on the go sofressem alterações pela alta probabilidade de contaminação. Agora, essas embalagens oferecem, pelo menos, uma opção de película que garanta uma camada segura sem contaminação. Dessa forma o consumidor poderá retirar a película e manipular embalagem e alimento normalmente.

3 – Embalagens para e-commerce
Embalagens para e-commerce devem ser mais fáceis de higienizar, desde a estrutura ao material utilizado para sua fabricação. Uma possibilidade, por exemplo, nos modelos de papelão ondulado, é o uso da tecnologia de delaminação. Outro fator que também sempre deve ser considerado para este setor é a facilidade de descarte ou de retorno a ser realizada pelo o seu consumidor. Embalagens que permitam que o cliente realize a devolução sem precisar de um grande esforço, devem sempre ser priorizadas.

4 – Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade para consumidores. Desde a redução do impacto ambiental à promoção da economia circular, investir em sustentabilidade só traz benefícios para todos na cadeia de consumo. É essencial que a sua empresa entenda como sua embalagem está afetando o nosso meio ambiente e que mudanças ela pode fazer para se tornar ainda mais sustentável.

Ficou claro que o grande objetivo das empresas no geral (pensando no que os consumidores valorizam) é investir em embalagens que garantam a segurança sanitária ao consumidor, sem perder o viés sustentável. O atual contexto social mundial, de uma população que foi impactada por uma pandemia que durou mais de dois anos, pede que o mercado se preocupe ainda mais com a higiene na concepção de suas embalagens. Tanto empresas como consumidores tiveram que adaptar seus hábitos para garantir proteção e segurança. As empresas que continuarem a demonstrar essa preocupação irão atrair e reter consumidores mais engajados e fiéis.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário

Nós Somos Ápice

Criar cases de sucesso é o que nos move

Somos especialistas em criar cases de sucesso. Combinamos tecnologia de ponta com os melhores profissionais do mercado para criar embalagens, rótulos e materiais promocionais que nos enchem de orgulho.

Leia mais

Pesquisa

Conheça Nossos Serviços

Solicite um contato para saber mais sobre nossas soluções em embalagens, rótulos e materiais promocionais.